Por: Bispo José Elias
Data da publicação: 20 de setembro de 2009
Jesus veio purificar o templo!
O templo por muitas vezes tinha sido profanado, quebrado, saqueado, ultrajado... Reis e generais, de fora ou mesmo da casa de Israel se levantavam para roubar as preciosidades do templo. Alguns fizeram coisas horríveis como Antíoco Epifanes que, com seu exercito, não só saqueou como suspendeu o culto diário e levantou uma imagem de Júpiter sobre o altar dos holocaustos para idolatria. O templo que fora construído para adorar a Deus agora é dedicado a Júpiter e isto provoca revolta em pessoas como Judas Macabeu e este levanta uma guerra contra este monarca sírio e o expulsa (165 a.C.), restabelece o culto e repara o templo.
Manassés também é outro, mesmo sendo rei de Israel (2 Rs 21), põe outros altares de idolatria no templo e queima seu próprio filho em sacrifício, fazendo feitiçarias, provocando a ira de Deus. Este rei profanou o templo mais que qualquer outro de fora. O rei Josias, aos 26 anos, ainda muito jovem, já reinava a 18 em Israel e foi usado por Deus, gastou tempo e dinheiro, mas restaurou o templo (2 Rs 22). O pior mesmo foi o que fez Babilônia, esta roubou todos os seus bens preciosos, todos os seus valores, vasos, tudo que era útil e destruiu completamente o templo, além de queimá-lo e reduzi-lo a cinzas (2 Rs 25).
Depois de tudo isto veio o Salvador, o Messias, Jesus Cristo, aquele que veio pra PURIFICAR O TEMPLO DO SENHOR. Os três Evangelistas registraram a purificação feita no final do Ministério de Jesus depois de entrar triunfalmente em Jerusalém. João registra a purificação do templo logo no início de Seu Ministério, próximo ao 1º milagre.
Três anos depois o templo estava da mesma forma: cambistas e negociantes, esconderijo de ladrões... Mas Jesus disse: O templo é Casa de Oração!
O templo somos nós – I Co 6:19. Deus nos fez para adorá-Lo – Ef 1:12, Is 43:21. O diabo usa pessoas e fatos, demônios e potestades para nos roubar, nos profanar e nos matar em todos os sentidos. A maioria de nós já sofreu muitas perdas e restaurações, alguns foram reduzidos as cinzas, outros Manassés passou por lá e com feitiçarias, destruiu até a convivência familiar.
Qual a solução? Jesus! Não para reformar ou reconstruir, mas para Purificar e não só uma vez... Expulsar os assaltantes e negociantes é a purificação – Jo 2:15.
Reformas, restaurações ou purificações feitas por Jesus?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.