Predestinação é um assunto conturbado. Se por um lado, é bíblico, por outro é mal interpretado. Predestinação, onde Deus determinou um para ir para o inferno e outro para ir para o céu, um para ser médico e outro para ser um ladrão, não é predestinação bíblica.
1- O que é Predestinação?
É destino traçado por Deus antecipadamente. Deus tem um plano, um objetivo, um destino traçado para cada bactéria, cada animal, cada ser vivo e para o ser humano muito mais ainda.
2- Que destino Deus traçou para o ser humano?
No sentido geral Deus traçou um plano para a vida dos humanos: viver num paraíso, ter autoridade sobre tudo aqui, ser amigo de Deus, obedecê-Lo e viver sempre em comunhão com Ele. Deus quer uma família, pessoas para conviver com Ele por amor como uma esposa e obedecê-Lo como filhos, ter Seu Espírito, Sua imagem e semelhança (parecer com Ele) e morar com Ele para sempre. É claro que Deus sabia que o homem pecaria (planejou a salvação antes da fundação do mundo), mas traçou o destino geral para a humanidade.
3- A Queda
O diabo tentou seduzir o homem contra Deus e fê-lo para tirá-lo do “destino” traçado. Ao pecarem, Adão e Eva caíram do plano, do destino, do traçado de Deus para suas vidas.Com eles, toda a raça caiu e perdeu a glória de Deus, perdeu o rumo, o caminho, a vida que Deus tinha para eles.
4- A Salvação
Na lei, havia salvação pela obediência ao ritual ordenado por Deus, pela fé no que Deus direcionara para aquele momento como figura do que havia de vir, contudo estava longe de voltar ao destino traçado para o ser humano. A lei serviu de ponte para a graça, a finalização do plano de redenção. A lei mostrou a santidade de Deus e a impossibilidade humana para obedecer. Na graça, Novo Testamento, Jesus pagou pelos pecados e dá Seu Espírito para que vivamos o destino traçado por Ele. A salvação é pela fé em Jesus Cristo. Crer e aceitar o plano é suficiente para que Ele nos conduza ao destino. Às vezes já está comprometido o destino natural (afetivo, profissional...), mas espiritualmente podemos gozar da comunhão com Deus aqui e a certeza da eternidade com Ele nos céus.
5- Quem está no destino (Geral)?
Quem aceitou Jesus como salvador e Senhor, é cheio do Espírito Santo e tem comunhão com Deus, tem a mente de Cristo, tem autoridade de Deus e só é dominado por Ele, voltou ao destino, está vivendo a PREDESTINAÇÃO traçada por Deus.
Deus quer que todos se salvem, que todos venham a se arrepender e encontrem o caminho de volta, a vida, a verdade – Jesus (o modelo, o primogênito, o tipo de homem que Ele nos fez para ser). Jesus, o 2º Adão, foi tentado, venceu, assumiu autoridade, mortificou a carne e recebeu todo poder no céu e na terra. Deus quer que o imitemos, que sejamos como Ele, que tenhamos Sua estatura (Ef 4:13). Ele é Deus que se fez homem e quis fazer seguidores, discípulos, o primogênito entre muitos irmãos. Disse que poderíamos fazer até mais do que Ele fez. A predestinação de Deus para você e para mim é que sejamos como Jesus.
6- A Predestinação Individual:
Deus tem um plano para cada um individualmente. Tem uma profissão, um ministério, um objetivo pessoal nesta terra, por isso dá talentos e dons a cada um, por isso cada ser humano é diferente do outro e muitos não estão tão felizes porque estão fora do destino traçado, muito embora, isto não interfira na salvação, só na vida terrena, para render mais, produzir e ser mais feliz. No sentido espiritual, Deus interfere em nos levar ao plano traçado porque há intervenções do inferno para tirar o objetivo final de Deus: reconciliar a raça humana. Se cada um estiver fora do chamado, do plano, do lugar, do momento que Deus preparou, melhor para o diabo. Quanto mais infeliz o ser humano, mais sujeito à tentação ficará.
Quando a desobediência é clara e intencional, é rebeldia e auto-suficiência, creio que faz com que o “nascido para aquilo” se afaste de Deus perdendo o caminho geral: a Salvação. Toda desobediência é pecado e o pecado afasta de Deus. Há pessoas que jogam fora a salvação, há alguns enganados pelos demônios e há quem seja formado para não se sujeitar à vontade de Deus. Quanto mais no centro da vontade de Deus, mais felicidade nessa terra.
-Deus tem um cônjuge para cada um?
Tem! Não só sabe o que é melhor, mas tem prazer em ajuntá-los. O mais difícil é que a gente está sempre reclamando, nunca está satisfeito e sempre querendo o que não tem. É claro que isto também é independente da Salvação, muito embora pode interferir para nos ajudar ou atrapalhar a permanecer no propósito geral de Deus para nós. Se quisermos saber a vontade de Deus, é necessário clamar e esperar. Nesta área, Deus demora, porque sabe o quanto reclamamos com as diferenças entre nós. Se murmurarmos contra o que Ele nos deu, e é sempre o melhor, estaremos pecando. Se aceitarmos o que Ele destina para nós, com certeza será mais fácil nossa vida afetiva. Se o ser humano resolve casar com outro (a), Deus permite, não atrapalha e nos ajudará sempre como um bom pai. Ele sabe o futuro e as diferenças que pode nos machucar, por isso tenta nos direcionar. Se o que estava destinado para mim, casar com outro (a), como ficarei? – Posso ficar solteiro (a) ou pedir a misericórdia de Deus para um casamento mais harmonioso “possível”. A grande “babel” (confusão), é que escolhemos pelos olhos, pela renda, pelo corpo, pelos cabelos ou bigode e não pela mente de Cristo cheia do Espírito Santo que está em nós.
7- Como aceitar o destino traçado por Deus?
1º) Aceitar o plano de Salvação
2º) Aceitar Jesus como Senhor- Ele é a Palavra Viva de Deus, então aceitar a Bíblia como nosso manual de vida.
3º) Deixar o Espírito Santo dirigir nossa vida (nas coisas além Bíblia) .
4º) Agir confiado que Ele está em nós, nos comprou, pôs em nós o Seu Espírito (nos selou), pôs anjos para nos guardar e nos deu o parâmetro de Sua palavra. Normalmente estamos muito aquém dos Seu plano para nossa vida aqui e distante do plano espiritual traçado, não no centro de Sua vontade. Devemos dar liberdade ao Espírito Santo para nos corrigir, nos coibir, e nos reorientar se tomamos atalhos ou rumos diferentes do Seu traçado. Devemos querer saber pra que Ele nos fez, aceitar, nos entregar e crescer nisto, não devemos dar lugar de direção à carne (sentimento, emoção, razão, instinto, sentidos), devemos usar isto para estabelecer o que o Espírito Santo nos ordena. Mais importante do que falar para Ele o que queremos é saber o que Ele quer de nós.
Conclusão
Predestinação é um assunto bíblico, é aceitar a soberania, o Senhorio de Deus sobre nós. Quem aceita Jesus, aceita o destino traçado por Deus. Ao aceitar ser guiado pelo Espírito Santo, aceitamos ser dirigidos para não mais cair do caminho ou para nos fazer estar mais próximo do centro do querer de Deus em nossas vidas.
Não me preocupei em colocar muitos textos, visto estar escrevendo aos obreiros, homens e mulheres aptos e manejadores da palavra.
Os que estão perdidos, os pecadores, os seguidores de homens, de “religiões”, de instituições estão fora do destino traçado por Deus (ímpios, hereges, humanistas,...”istas”), estão PERDIDOS no grande labirinto criado pelo diabo para atrapalhar encontrar o CAMINHO – Jesus. Só o Espírito Santo para convencer do pecado e trazer para a luz.
Observação
Porque então se diz que somos livres, quando temos um destino já traçado?
- Ao aceitar Jesus ficamos livres dos poderes do mundo, da carne e do diabo que tentam nos levar para dificuldades (fazer-nos ser o que não somos, andar por onde quer a nossa alma, opressão, vício, ódio, cobiça, mentira...). Somos livres para sermos Santos, justos, felizes, abençoados, saudáveis... porque o plano de Deus para nós é paraíso, é céu – Rm 6:17-22, Rm 8:28-30, Ef 1:5. Somos livres para sermos felizes, para decidir pelo bem, pelo melhor, pelo céu. Os ímpios são escravos do erro, do pecado, do mal, atraindo para si desgraças e maldições. Deus como Senhor (dono) tem o direito legal de estabelecer um propósito para cada um, mesmo porque se tornaria um caos a “liberdade” sem direção. Imagine, todos resolverem casar com uma mesma mulher, ir a um mesmo lugar, ter a mesma profissão. Imagine, não nascer com um vocação! Viver sem rumo, sem direção... Muitos pais falam demais e declaram isto para os filhos, depois os vê assim. Deus se cala. Muitas pessoas insistem em não aceitar direção nesta vida, são solitários e infelizes. Aceitar Deus como Senhor e as autoridades que Ele coloca sobre nós é viver em segurança, é habitar debaixo das asas do Altíssimo, como pintinhos seguros de todo mal – Sl 91.
Estudos do Bispo: Predestinação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante gostei!!! Um assunto um pouco dificil de descutir.
ResponderExcluirA Paz!!!
muito bom... tive esclarecimento e entendimento.
ResponderExcluirgloria DEUS.
O texto muito esclarecedor, fácil de entender. Adorei.............
ResponderExcluirTexto muito bom,pois este, é um tema muito polêmico no meio evangêlico. É muito bom, qdo o homem verdadeiramente crê e teme ao SENHOR.
ResponderExcluirUm dia fizeram, na célula, fizeram o seguinte questionamento: se somos predestinados, como temos livre arbítrio? Respondi que, no meu entendimento, os predestinados têm a liberdade de buscar a vontade de Deus e obedecê-Lo. Fiquei feliz em saber que meu entendimento está dentro da visão da IPV.
ResponderExcluir