DOS HERMANAS, 4 DE NOVEMBRO DE 2010
"Y sabemos que a los que aman a Dios, todas las cosas les ayudan a bien, esto es, a los que conforme a su propósito son llamados." (Romanos 8:28)
Antes de vir com minha família de mudança para a Espanha, por outras duas vezes já havia estado em países da Europa conhecendo projetos missionários e pregando em algumas igrejas. Mas confesso: tudo o que pensava saber a respeito de missões viraram pó a partir da experiência que temos vivido emSevilla desde quando desembarcamos aqui em Abril.
Em cada detalhe vemos o amor de Deus, sua proteção e misericórdia no sentido de nos ensinar que o Evangelho aqui precisa ser apresentado de forma muito mais habilidosa, cautelosa e casual do que no Brasil, e mais: menos religiosa possível, afinal, num país onde o catolicismo se mistura à cultura do povo e uma grande parte se confessa ateu, nenhum seminário teológico é capaz de fazer o que somente o Espirito Santo faz.
Inicio assim esta carta-relatório para mostrar quão grandes coisas Deus tem feito aqui. Desde outubro, temos experimentado um crescimento na igreja - em número e maturidade. Hoje, cerca de 30 pessoas caminham conosco, umas mais consolidadas, outras ainda em processo inicial, mas todas de alguma forma ouvindo e experimentando a graça de Deus.
No início de outubro, como estratégia, oferecemos um jantar em pleno domingo a noite. Fizemos uma decoração bacana, fizemos do altar um "palco" para música ao vivo e, ao final, as mais de 40 pessoas foram ministradas (sem o uso da Bíblia em mãos) pela Palavra. Temos colhido frutos desta noite ao longo das semanas que se seguiram.
Ainda em outubro, realizamos nosso primeiro batismo. para a glória de Deus, três jovens desceram as águas: um casal de irmãos brasileiros e uma espanhola. Em média, nossos cultos tem tido a participação de 16 pessoas. Contudo, no último domingo Deus nos surpreendeu com a presença de 25 adultos e 6 crianças. Aleluia!
Para quem está vivendo e pastoreando no Brasil, parecem números pequenos, eu sei, mas lhes afirmo que deste lado do Atlântico uma vida vale, de fato, mais do que o mundo inteiro. A presença dos Bispos José Elias e Queiroz, e suas esposas, também nos abençoou no último mês. Sobretudo a nós que, como estamos em Espanha, vivemos e trabalhamos longe dos demais irmãos das 3 igrejas que temos em Portugal.
Para nossa alegria, outubro ainda nos reservou o pedido, isso mesmo, o pedido de outras 3 pessoas ao batismo. duas brasileiras e um espanhol. Todos jovens e casados! aliás, vivendo maritalmente juntos, mas que também já nos pediram para realizar seus casamentos!
Estamos programando agora um retiro de um dia em um sítio aqui próximo, além de um Encontro de Casais na igreja (já que temos ao menos 8 caminhando conosco) e também vamos iniciar um projeto social, onde um membro da igreja (brasileiro), que é pintor de quadros vai oferecer oficinas na igreja para crianças e adolescentes. É mais uma estratégia para atrair pessoas!
Estamos também formando um ministério de louvor, ao menos, é o que pretendemos. Diferente do Brasil, onde temos muitos músicos, aqui até hoje eu e a Pastora Luciana temos de tocar e cantar. De qualquer forma, um baterista (o jovem espanhol que vamos batizar) já está conosco e estamos investindo na vida de outros dois jovens na igreja para que aprendam teclado e cantem.
Apesar de todas as dificuldades (desde o idioma, passando pela resistência espiritual e cultural, e ainda a falta de compromisso mesmo de quem já está caminhando), temos motivos para nos alegrar e reconhecer que Deus honra todos quantos crêem em seu chamado e decidem oferecer sua vida ao ministério da pesca!
Que o senhor nos abençoe, seja no Brasil, em Espanha, ou em qualquer parte do mundo onde se diga "maranata"! Nele, que é o amor e a esperança de quem já o conhece e dos muitos que o ainda vão conhecer.
Confira as fotos:
Pr. Daniel, Pra. Luciana, bebê e Ana Luiza
O que Deus tem feito na Espanha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amei a sua história. Continue perseverando que vocês terão muitas ovelhas para pastorear. Eu me chamo Isabel sou da IPV em Porto Real - RJ eu tenho um carinho enorme pela Espanha porque a minha mãe é de Tenerife (BuenaVista)e quem sabe um dia nos veremos na obra. Que Deus abençõe vocês tremendamente.
ResponderExcluirObrigado querida pelo carinho. Ore conosco e por nós para que o mover de Deus não cesse aqui.
ResponderExcluirEm Cristo,
Pr. Daniel