A ceia e a adoração

Por: Bispo José Elias
Data da publicação: 13.02.2011

Ela não tinha “sorte” no amor, não sei se namorou muito, mas casar, casou com vários. Teve cinco maridos! É mole? O sexto, com quem ela vivia agora, não era dela... Por outro lado, como? Hebréia, há 2.000 anos, numa sociedade legalista e exigente, com preceitos resistentes ao tempo e a homens, quanto mais a mulher naquela época. Essa samaritana não era fácil não. Mas não era feliz! E nem sabia adorar! Não sabia nem onde adorar... Ela foi ensinada que deveria adorar no monte, mas os judeus diziam que a adoração deveria ser em Jerusalém. Ela pergunta e Jesus responde: Só adora de verdade quem conhece a Deus, e é preciso fazê-la em espírito e em verdade – Jo 4:19-24.

Jesus queria saber as verdades da vida dela e ela queria saber onde adorar de verdade. Ela confessa seus pecados, crê em Jesus e sai a anunciar as Boas Novas. Ele, revoluciona a história da Religião e faz esta bombástica revelação. O que vejo ressaltando no texto é a necessidade de “VERDADES”. Qual é a sua verdade? Verdade verdadeira? Onde está teu marido? Sua família? Como está você? E sua esposa? Seus filhos? Você tem coragem de dar primeiro o que Jesus pede? Se lhe deres coisas naturais, Ele te dará as espirituais! Me dá água que Eu te dou água viva, disse Ele. Se estás disposto a lhe obedeceres, Ele te abrirá os céus. Ele não precisa de corda (v.11), nem de poço, Ele é o Senhor!

O que fica claro também é que tem adoradores verdadeiros e outros. Pra conhecer o Senhor é preciso CONVIVER com Ele, quanto mais, mais. E a adoração é dirigida pelo espírito, espontânea, sem imposição ou regras, sem manipulação da carne, da razão ou emoções, sem interesse algum. E precisa ser verdadeira, sincera, de coração, em qualquer lugar, qualquer hora, segundo a capacidade e o espírito do adorador. Os discípulos haviam ido comprar comida e quando voltam querem que Ele coma, mas Ele declara que se alimenta fazendo a vontade do Pai – Jo 4:34. Ceia é isto, é alimento espiritual, alimento que dá energia, trás vida, gera força, cura, mas é símbolo da entrega ao pai em total obediência. Alimenta-se de fato, quem faz a vontade de Deus, e ela se resume em viver para salvar os perdidos, fazer alguma coisa para libertar e salvar do inferno os incrédulos. Ceia é se dar para ter vida! É ganhar vida para dar vida! É adorar a Deus com nossa vida porque Ele nos deu Sua Vida! Adore!!!

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.