Ladrão da alegria

Por Fátima Aparecida C. de Sousa (IPV Vila Rica)

Existem sete coisas que roubam nossa alegria:

1º - Obras da carne: A história de Abraão e Sara, cujas obras da carne prejudicaram sua promessa de alegria (Gn 15:1-6).

2º - Legalismo religioso: Se você passar tempo conhecendo a Deus e buscando o plano dEle pra sua vida, Ele o levará, pelo Espírito Santo, a caminhar em obediência e o conduzirá a alegria, mas essa alegria será roubada se você se apoiar em uma série de regras para sentir-se justo aos olhos de Deus (Gl 2:14-16).

3º - Complicando coisas simples: A tendência de complicar as coisas é outro fator que roubará sua alegria (2 Co 11:3).

4º - Racionalismo excessivo: Racionalizar demais é algo que ocorre quando tentamos imaginar o "porque" ou "como" por trás de algo (Mt 16:8).

5º - Ira impiedosa: A ira é uma emoção freqüentemente caracterizada por grande desprazer, raiva e vingança. Muitas vezes a ira é como expressamos nossa insatisfação diante da vida, é fruto de raízes podres e isso roubará nossa alegria (Ef 4:26).

6º - Ciúme e inveja: Nunca se compare com outra pessoa, porque isso leva a cobiça, ao ciúme e a inveja (Ex 20:17).

7º - Descontentamento habitual: Todos nós somos afligidos com o descontentamento de tempos em tempos, mas devemos evitar o descontentamento habitual. Um espírito insatisfeito rouba nossa alegria e nos impede de ver o que Deus pode estar tentando nos ensinar (Ef 4:7).

Creio que o contentamento é possível, não importa qual seja nossa porção nesta terra e a insatisfação pode tornar-se um mau hábito se não perseguirmos agressivamente a alegria. Desfrute os benefícios de Deus (1 Tm 6:6-8). Você pode ter uma vida de alegria (Jo 10:10, Sl 3:3, Ne 8:10, Ec 5:19).

Guarda da alegria

1º - Seja dirigido pelo Espírito Santo
2º - Seja livre em Cristo
3º - Seja simples
4º - Confie em Deus
5º - Seja rápido para perdoar
6º - Seja abundantemente abençoado
7º - Permaneça contente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.