Por: Bispo José Elias
Data da publicação: 21.08.2011
Quando li este texto (Pv 4:7) pelas primeiras vezes não me dei conta do que Deus estava falando. Às vezes estamos lendo o “geral”, às vezes é leitura programada, e tudo isso é alimento e base espiritual, mas tem dia que Deus quer iluminar as verdades do texto e a gente fica de queixo caído. Neste, Deus está dizendo que a sabedoria está acima de tudo neste mundo, no âmbito natural nada é maior que ela. No capítulo 8 diz que a sabedoria foi ungida, abençoada, recebeu poder divino, antes de todas as coisas, antes da terra existir (Pv 8:23-29), e promete felicidade aos que a buscam e morte aos que a odeiam – Pv 8:34-36. Então, sabedoria é a nossa única necessidade. O único problema que temos é a falta dela. Perece-se por não tê-la (Os 4:6), até o povo de Deus.
E é verdade!
As pessoas que prosperam financeiramente são as que sabem lidar com o dinheiro. Dificuldade financeira não é o problema, e sim como obter e como gastar os recursos financeiros. Não existem problemas conjugais, o que há é falta de sabedoria no casamento, diz o Pr. Aloísio. A mulher não sabe lidar com o marido, este também não sabe lidar com ela, e os dois não sabem lidar com os filhos.
Construção não é o problema, não saber construir é o problema, a vida não é o problema, ser crente muito menos, o problema é o conhecimento e a prática certa daquilo que queremos, isto é sabedoria: Agir o mais perfeitamente dentro do conhecimento que temos no assunto.
Para que haja sabedoria, Deus ensina algumas coisas:
1º) Ela vem de Deus – É preciso buscar, pedir – Pv 8:17; Tg 1:5; Pv 2:6 e Cl 2:3.
2º) Ela traz prosperidade e vida – Pv 8:17,35; Pv 3:21,22 e Pv 4:8.
3º) Ela é aprendida – Pv 4:1; Pv 2:1-2.
4º) O ponto de partida para aprendê-la é respeitar a Deus, temer ao Senhor – Pv 1:7; Pv 2:4 e Pv 9:10.
5º) Disciplina e respeito aos que nos ensinam é fundamental para não “perder” nesta vida – Pv 5:10-14.
6º) Só conhecimento não resolve, é preciso aplicar os conhecimentos adquiridos para não perecer – Mt 7:24-27. Ser sábio não é decorar princípios ou ler de tudo, não é ter uma biblioteca ou aparência de sábio, é agir dentro dos princípios estabelecidos pelo Criador (Deus) ou inventor humano, é conhecer do assunto e agir explorando ao máximo suas benesses...
7º) Ser sábio não é ter sorte, é ser humilde, é querer saber o fundamento, objetivo e regras das coisas, e usufruir do que foi permitido, é descobrir as qualidades, as potencialidades e os perigos de tudo e de todos, e na pratica, valorizá-los, respeitá-los, agindo com sucesso.
A sabedoria é suprema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.