As 7 fases do filho


Por: Bispo José Elias
Data da publicação: 06.11.11

Tem gente que não tem pai? Claro que não! Tem gente que não quer pai? Claro que sim! Tem gente que é filho e é pai? Que já amadureceu? Sim, é homem de verdade (Ex 18:21), é FILHO COM MATURIDADE, pode chegar à estatura de Cristo – Ef 4 :13. Fomos chamados com este propósito: SER COMO JESUS – Rm 8: 28-29. Já pensou, ser como Jesus?

Tem gente que se acha tão sábio, tão “grande”, que não precisa de um pai, não “liga” por ter um pai, despreza-o, desonra-o, segue seu caminho de solidão e vazio, de autonomia e altivez, de carência reprimida com orgulho... Mas quem não queria um “colo” de pai? Quem não queria um protetor, provedor, ajudador, um instrutor particular e amoroso para nos orientar?



Se nasceu, existe, alguém gerou, deu vida, mesmo que eu não o conheça, sumiu no mundo, ou morreu, mas todos tem um pai. Se o pai é pai de verdade, se cumpre o seu papel é outra história! Aliás, a maioria dos problemas do ser humano está relacionada à convivência com os pais. Eles não sabem disto, mas principalmente na adolescência, quando a questão sentimental está sendo completada, o abraço do pai, o beijo, a amizade verdadeira e a conivência é fundamental para a formação madura dos sentimentos . E isto pra meninas e meninos! Temos pai terreno e Pai celestial – Mt 7: 9-10. E na vida espiritual, como na natural, há fases. Quais são as fases?

1º) A FASE DA GESTAÇÃO: Nesta, o Pai dá a vida, mas é a mãe que faz crescer em seu útero. Por isto, embora Deus está vivo e quer gerar filhos, se a Igreja não se envolver na gestação de crentes em Jesus, não haverá novos filhos. Se a mãe não “ovular”, não se preparar física e emocionalmente pra conceber, NÃO ADIANTARÁ O MOVER DO ESPÍRITO SANTO para salvar. Nesta fase, o NOVO FILHO nem sabe que esta sendo formado. Só recebe a vida e o alimento sem esforço algum... TEM FILHO DE DEUS perdido por aí, precisando ser gerado em Cristo, receber Jesus e ser feito FILHO DE DEUS – Jo 1:12.

2º) A FASE DO NASCER : Já esta pronto, mas os outros só verão o novo filho quando o parto for feito. A verdade do nascimento é o parto, o DIA DO BATISMO, da aliança com Deus. Nascer de novo é algo espiritual, mas quem nasceu espiritualmente precisa do “parto” pra vir ao mundo...

3º) RECÉM NASCIDO: É a fase do carinho, do leitinho, do colo e do choro, é a faze do “come e dorme”, de chorar pra tudo, de aprender tão somente a comer e andar, a falar e se deixar cuidar.

4º) A PRIMEIRA INFÂNCIA: É aqui que começa a pensar, a perguntar, a escolher, a comer alimentos mais sólidos, começa a descobrir a vida e querer crescer.

5º) A SEGUNDA INFÂNCIA: É a fase do desenvolvimento racional, começa a estudar, a fazer higiene sozinho, a fazer amizades, aprende a ler, a escrever, a fazer contas, sabe somar e dividir, toma consciência de perdas e ganhos... Até aqui o pai é como Deus, sabe tudo, pode tudo, é perfeito e herói. O pai espiritual é tudo pra gente, mas a partir daqui a transição é feita. Com Jesus foi aos 12 anos, em Israel é assim, os orientais não subestimam a inteligência dos seus filhos e a partir dos 12 são responsáveis, Ele aí, mudou o foco de deidade. “ Negócios de meu Pai”, não era mais de José... É claro que honra e obediência é pra toda vida. Estou recapitulando o que o Apostolo Mike Shea pregou domingo.

6º) A ADOLESCÊNCIA: Esta é a fase da formação sentimental, do poder da reprodução aflorar, da vontade de PRODUZIR, conquistar, ganhar, gerar, se tornar adulto, ter e ser, crescer e fazer... É claro que é preciso de monitoramento, mas o POTENCIAL de vida é enorme e precisa ser direcionado.

7º) A FASE ADULTA: Vou juntar juventude, adulta e velhice na mesma fase. É tudo MATURIDADE! Pelo menos deveria ser. É claro que a ordem seria: Início da maturidade, maturidade, professor de maturidade... Nem sempre é assim. Alguns regridem, outros nunca chegam, e há idosos que não tem muito a ensinar. É aqui que se torna também um pai, só aqui... Em que fase você está? Só quer receber? Quer colinho? Já sabe pedir perdão e perdoar com facilidade? Fazer sua higiene? Está lendo a Palavra e falando de Jesus? Já ama os perdidos ou está reproduzindo? É maduro o bastante pra saber que gente falha e só Deus é perfeito? Pra obedecer ao Pai em tudo, até à cruz? Pra saber que é dEle que vem o verdadeiro sustento? Já está gerando e educando filhos? Tem certeza que acabou a carreira, guardou a fé e receberá galardão? Então, pode ensinar! É um Ancião, uma anciã, um Líder,... Mesmo com, só três ou quatro anos de crente. Antes disso, é neófito, acho precipitado ! Os Apóstolos precisaram de três anos! Você está Crescendo como filho de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.