Adoração e Relacionamento no propósito de Deus

Por Pr. Tércio Rocha



É tremendamente incrível saber como pessoas ainda não entenderam a importância de associar adoração com relacionamento. Creio mesmo que estas duas coisas são propósitos de Deus desde o principio. É da natureza humana a necessidade de relacionamentos com outros seres humanos. A Bíblia mostra que na Criação, Adão tinha suas necessidades físicas supridas com o que consideramos básico; alimento, comida, que, diga-se de passagem, é uma necessidade muito boa quando suprida. Conseqüentemente, Adão também tinha as necessidades espirituais supridas por Deus.

Mas ai vem à pergunta: Como era suprida esta necessidade espiritual? Muito simples: através do relacionamento de Adão com Deus. Havia harmonia entre Deus e Adão, havia relacionamento, conversa, companheirismo, intimidade entre o Criador e a criatura. Adão tinha suas necessidades espirituais supridas através do relacionamento que mantinha com Deus. Desde o principio Deus investiu no relacionamento, na comunicação, na parceria. Posso até dizer que não foi diferente nem mesmo na formação do homem. Fomos criados na comunicação, na concordância da Trindade. “... façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança.” Gn.1:26.

Creio que adoração também é relacionamento, não dá para adorar a Deus sem que primeiro haja relacionamento. Quando nos relacionamos com Deus, nos tornamos mais conhecedores dEle. Conseqüentemente, relacionamento irá gerar intimidade e intimidade gerar santidade. Só adora de verdade quem conhece de verdade. Quem falou isto foi Jesus. João 4: 22-24. A mulher tinha dúvidas em seu coração, não sabia onde adorar, creio que havia conflitos internos no coração da samaritana. Mas Jesus não se deixou vencer. Não devemos nos deixar abalar pelos conflitos; devemos enxergar os propósitos de Deus seguindo o exemplo de Jesus Cristo, pois ele soube se relacionar de uma maneira incrível quando viveu nesta terra.

Mais uma vez afirmo: creio piamente que o adorador que Deus procura tem a consciência que a sua adoração começa na vertical; ele e Deus e continua na horizontal, na comunhão, no relacionamento com o seu irmão. Devemos reconhecer que precisamos uns dos outros: "O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós." (I Cor. 12:21).

Assim, não podemos achar que somos auto-suficientes. Precisamos uns dos outros, pois fomos chamados pra abençoar, aconselhar e cooperar uns com os outros. Que você e eu entendamos que fomos chamados para adorar a Deus com o propósito de nos relacionarmos primeiramente com Ele e conseqüentemente com o nosso próximo. Abençoado ao nosso irmão servindo-o da maneira melhor possível. Devemos tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem. "Melhor é serem dois do quem um... porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante." (Ecl. 4: 9-10).

Sigamos o exemplo de Jesus Cristo. Ele soube ser um bom filho, um bom amigo, um bom cidadão, um excelente adorador e Ele é o maior referencial a ser seguido, imite-o e certamente você vencerá os conflitos que surgirem na sua caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.