Por Aluízio A. Silva (retirado do livro "21 Dias Pela Unidade")
O amor entre nós é algo espontâneo. Há um vínculo espiritual entre nós que faz com que nos amemos espontaneamente. Eu diria que o amor está em nós, mas não sabemos como expressá-lo apropriadamente. É como o pássaro: o voo já está nele, é da sua natureza, mas ainda assim, terá de aprender a voar. Aprender a amar é, na verdade, aprender a expressar o amor que já está em nós.
Neste tempo de jejum vamos praticar algumas sugestões para expressar amor em nossas células.
Tenha a revelação de que você é amado por Deus: O amor de Deus por você não pode ser uma mera afirmação teológica, deve ser uma sólida sensação interior no espírito. Todas as vezes que o diabo vier lembra-lo das suas falhas e deficiências, repita varias vezes para si mesmo: “Eu sou amado assim mesmo” Deus já sabia de tudo isso e já me amava e agora, continua me amando!”
Aprenda a colocar-se no lugar dos outros: A característica mais marcante do amor é a sua capacidade de entrar na pele do outro e ver o mundo como ele vê. Isso é chamado de empatia.
Rejeite a hipocrisia religiosa: Aquela pessoa que nos ama terá a coragem de nos dizer a verdade. Todos percebem a nossa vaidade, arrogância ou qualquer outro defeito, mas quantos se dispõem a nos advertir?
Aprenda a confiar: A Palavra de Deus diz que o amor tudo crê. Quem ama acredita e se dispõe a pensar o melhor. Quem ama é benigno e sempre escolhe ver o outro de maneira positiva.
Saia da sua zona de segurança: O medo de rejeição é o grande impedimento para expressar amor pelos irmãos. Por que é tão terrível assim fazer novos relacionamentos? É o medo da rejeição. Amar é dar ao outro o direito de dizer “não”. Muitas pessoas cogitam encerrar uma amizade só porque ouviram um “não”. Pessoas assim não amam; elas constroem ao próprio derredor uma parede que acaba afastando as ouras.
Libere perdão livremente: O perdão deve estar no centro de nossa vida cristã. Você será magoado em algum momento, alguém vai feri-lo, contraria-lo, prejudica-lo. Alguém vai quebrar o seu vaso de estimação. Você terá que dizer: “Eu o perdoo meu irmão”. E sabe o que mais? Ele talvez faça tudo de novo. Quem sabe setenta vezes sete.
Pare para ouvir: Todos falam, mas nem todos conversam. Ouvir é uma faz formas mais importantes de dizer ao outro o quando ele é importante.
Dê presentes aos irmãos: Até o amor se expressar ele é apenas um conceito bonito, uma poesia, mas no momento em que ele é dado ali acontece a materialização visível do coração de Deus. Não espere nada em troca. Esperar a retribuição contradiz a natureza do amor de Deus.
21 Dias pela Unidade - Dia 17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.