O segredo do mordomo

Por Bispo José Elias, 17/06/2012

São tantas histórias envolvendo mordomos que a gente tem a impressão que mordomos são sempre falsos e prontos a dar o “bote” naquilo que não lhes pertence. Hoje, as famílias de classe média também, pelo grande apelo do trabalho feminino fora do lar, necessitam de ajudantes no serviço doméstico. Não é só isto, a prosperidade, o tamanho da casa, a exigência em cuidar o melhor possível dos filhos levam cada vez mais famílias a terem uma “secretária” nos serviços domésticos, uma funcionária que cuide do lar, uma empregada doméstica. A gente vê histórias escabrosas de babás ou domésticas, que no cuidado com os filhos ou pais, fazem coisas absurdas, brutalidades inimagináveis. E aquelas que, aproveitando a confiança da família, permitem marginais se aproximarem e roubarem ou até matarem seus patrões.

Estas histórias acontecem, é preciso saber quem a gente põe dentro de casa. Mas a grande maioria das “secretárias”, ou quase todas, são de verdade ainda mordomos de fato. Elas cuidam com todo carinho dos filhos da patroa, cuidam das roupas como se fossem delas, economizam produtos de limpeza, água, luz, trabalham com amor e dedicação fazendo o melhor que podem. Eu acho isto lindo! São pessoas maravilhosas, humildes o bastante para diferenciar o que pertence ao outro e cuidar das coisas do outro com toda responsabilidade e amor. Já vi “secretária” chorar por ter queimado uma roupa, já vi sofrer até mais que a mãe pela criança que adoece. É tão lindo este sentimento de realidade: Não é meu, mas cuido como se fosse! Aceitei ser mordomo, amo ser cuidadora do que é do outro. Isto sem inveja, sem cobiça, sem segundas intenções... Só um ser criado a imagem e semelhança de Deus poderia ter estes sentimentos. É claro que é preciso uma educação sadia de responsabilidade e gratidão, de respeito e honestidade para que as influências do inferno não nos leve a revoltas e rebeldias, a usurpar o que não é nosso e a cuidar com prazer daquilo que é alheio.

Qual é o segredo do Mordomo fiel?

- O segredo é que ele sabe o que não lhe pertence e sabe sua responsabilidade de cuidar da melhor maneira possível para ser digno de mais. Quem não quer um mordomo fiel? Quem não paga melhor à fidelidade? E não é só isto! O próprio Deus recompensará a cada instante toda fidelidade. Fidelidade no trato, no servir, na aliança, no trabalho, em qualquer coisa: Fidelidade traz prosperidade! Deus é justo! E a sensação de bem-estar, de dever cumprido, de paz, de consciência limpa? Nada paga isto! O segredo do amanhã então é a fidelidade de hoje. Se honrar é a semente da prosperidade, o mordomo fiel hoje é o senhor amanhã, o bom empregado hoje é o patrão abençoado amanhã. Jesus foi fiel no que o Pai lhe deu a fazer: “Pelo que, Deus o exaltou soberanamente” – Fl 2:9.

Se ao trabalharmos, fazemos para Deus e não pelo dinheiro, Ele, de fato é nosso Patrão – Mt 16:24. E Ele é justo e bom! Servir a Deus é ser mordomo dEle em tudo que fazemos aqui na terra, servir às riquezas é viver para alcança-las. O que a Bíblia diz é que estes sofrem muitos males e perdem a fé – I Tm 6:10. Mas viver para Deus em tudo que fazemos, servir ao Senhor no dia a dia, em qualquer lugar e profissão, fazendo o melhor e confiado nEle – Com certeza, não é preciso ficar ansioso, tudo que precisamos neste terra, Deus cuidará em nos dar – Mt 6:25-33. Você é Mordomo de Deus! Tudo é dEle! Sl 24:1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.