Ação Social

Por Pra. Carminha



E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. E Jesus porém lhes disse: Não é mister que vão: dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. (Mt.14:14-18).

Quando analisamos este texto, observamos que Jesus, em sua caminhada não se limitava apenas a pregação e o ensino da Palavra. Ele curava, alimentava, ouvia e atendia às necessidades da multidão. Ele supriu necessidades físicas, emocionais, materiais e espirituais, durante o seu ministério.

O que significa Evangelho? Significa BOAS NOVAS, BOAS NOTÍCIAS... Que Jesus salva, cura, liberta. Salva o homem da condenação eterna, cura as enfermidades no corpo, na alma e liberta da miséria, não só espiritual, mas também material. Não há como desvincular a pregação do Evangelho da Ação Social. Precisamos ver o homem, como Deus vê. Deus vê o homem na sua totalidade: corpo, alma e espírito. Reconhece todas as suas necessidades e atende-as. O desejo do coração de Deus é que o homem tenha a vida eterna com Ele, mas, enquanto nessa vida viver, que tenha uma vida digna.

Se imaginarmos essa cena, Jesus desembarcando e olhando para a multidão... Diz a Palavra que ele movido de íntima compaixão, sentindo as dores daquela multidão, deve ter pensado: “ como vou anunciar o evangelho para esse povo faminto, cansado, oprimido, com problemas, doentes? Eles não irão assimilar uma Palavra sequer. Esse povo deve ter caminhado muito para estar comigo, para me tocar, para me ouvi.” Jesus não atendeu a sugestão dos discípulos. Que olharam para as circunstancias, ou seja, achando que era tarde, sugeriu que Ele despedisse a multidão, para buscar alimento: mande-os embora, que o problema fica resolvido. Não é como os discípulos que devemos agir. Jesus nos ensinou que a PALAVRA está associada ao PÃO. AÇÃO SOCIAL, é isso: Paixão por vidas. Além da Palavra também devemos dar o que comer, vestir, calçar, abrigo etc.

Amados, quero apresentar- lhes, nesta oportunidade, o serviço da AÇÃO SOCIAL DA Igreja Presbiteriana Viva. Quem sabe, você chegou agora e não teve a oportunidade de conhecer, esse trabalho que a igreja desenvolve. Quem sabe, você tem até vontade de ajudar, mas não sabe como fazer, a nossa igreja, conta atualmente com o CRER, (Centro de Reabilitação Reviver), com o Shama Lev (Reforço Escolar para Deficientes Auditivos) Ministério Vida e Paz, (presta assistência as famílias de dependentes químicos), Ministério de Noivas (assistência às noivas)

Os discípulos tentaram justificar a negligência deles dizendo que não tinham nada para oferecer, que somente cinco pães e dois peixinhos não daria pra nada. Mas com Jesus é diferente, com cinco pães e dois peixinhos ele faz o milagre acontecer. As vezes, você pensa que não tem nada para oferecer, engano seu, o que Jesus precisa é esse mínimo que você tem, para realizar o milagre. Vamos fazer mais um pouco? VAMOS VIVER O EVANGELHO INTEGRAL: Pão e Palavra (Tg 2: 14 à 25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.