Por Bispo José Elias
I) VERDADES SOBRE O CRESCIMENTO:
1º- Deus quer o nosso crescimento. Sempre e em tudo. Para glória do Seu Nome, por amor, para nossa alegria... Muitos textos falam disto.
2º- É o diabo que só veio para matar, roubar e destruir. Ele debilita as nações e leva seus cativos amarrados. Traz sofrimentos para tentar colocar o ser humano contra Deus.
3º- Deus nos dá tudo para que cresçamos: Salvação, Sua Palavra, Seu Espírito, dons, unção, parmassá,... Músculos, neurônios, células, fertilidade, sementes, semens, terra, óvulos, alimentos e emoções... Só é preciso querer, exercícios e esforços concentrados e inteligentes.
4º- É natural crescer! Também é natural perder (Ecl 3) alguma coisa, ser provado como Jó, mas o propósito de Deus é crescimento.
5º- Se não crescermos somos servos infiéis e negligentes. O texto fala de dinheiro (talentos). Até financeiramente deveríamos crescer – Mt 25:25-30. O servo inútil é lançado fora.
II) BARREIRAS AO CRESCIMENTO:
1º- Orgulho – Deus resiste ao orgulhoso. Não precisa de o diabo agir, nem terceiros. O próprio Deus não deixa crescer – IPe 5:5, Tg 4:6. O maior problema é não enxergamos quando somos orgulhosos. Se me acho superior aos outros, se não oro clamando por ajuda de Deus, se não reconheço meus erros, se não obedeço inteiramente aos meus líderes e a visão da Igreja, se não gosto de ouvir, se sempre tenho a resposta, se me acho sempre desvalorizado, se acho que mereço sempre mais, se meus filhos são “superiores” aos outros, tudo meu é melhor ou penso que não estão me valorizando... É orgulho puro. A tentação predileta do diabo é o orgulho. Desde o Édem. Ele põe na cabeça que somos muito mais do que somos, sabemos mais do que a realidade, podemos mais que podemos, merecemos então ser adorados como Deus: Posso tudo, sei tudo, tudo é meu! Tenho todo direito e nenhuma obrigação. Só Deus!
A Queda ou a Barreira é inevitável!
2º- Insípido – sal sem sal- Ser jogado fora e pisado pelas pessoas é o sinal de quem não deu ouvidos ao Espírito Santo – Lc 14:35. O contexto ensina que:
- Não colocar Deus em 1º lugar (v.26), acima de esposa, mãe, filhos, irmãos... Quis saber mais o que as pessoas queiram do que o que Deus queria. Deu mais tempo e prioridade ás pessoas. Se Deus não for o 1º, não será nada em sua vida.
-Não assumir responsabilidades pela mortificação da carne e pela caminhada proposta pelo Senhor Jesus (v. 27). Não tem desculpas, nem diabo, nem ninguém, eu é que tenho de vencer a minha carne, colocá-la na cruz, e fazer morrer a cada dia. Também sou eu o responsável pela minha caminhada cristã, pelo meu ministério, rebanho, decisões, orar, jejuar, visitar, preparar mensagens frescas e ungidas, cuidar e curar as ovelhas, repreender o diabo e colocar a visão em prática.
- Renunciar tudo. Entender e renegar possuir qualquer coisa é decisivo também (v. 33). Tudo é do Senhor, não somos dono nem de um clips, muito menos relógio, carro, ovelhas, filhos, dons... Tudo é dEle. Saber não resolve, é preciso RENUNCIAR. Se não fizer isto, este ministério posto para salgar, temperar, conservar e proteger o rebanho (Mt 5:13), não vai funcionar. Batismo com o Espírito Santo e com fogo, dons espirituais, audácia, isto tudo é resultado de entrega e busca.
3º- Deficiência no plantio – Se não plantar não vai colher. Se plantar em terra ruim, se não plantar direito, se não colher no tempo... O principio da colheita no Reino é fatídico e sem exceção. Não se engane, plantar hipocrisia, rebeldia, desobediência, confusão, maldição... E depois jejuar e orar pedindo colheita de bênçãos é desrespeitar os decretos sagrados, é querer escarnecer, abusar de Deus – Gl 6:7. Boa semente, Boa terra, bom agricultor e chuva a seu tempo resultará em boa colheita.
4º- Mornidão – Pode até pensar que é rico, mas o morno é pobre, cego é nu – Ap 3:17. Não ter intensidade no Reino é miséria na certa. O Reino é tomado à força, o diabo não deixa barato. Se quiser enriquecer, ter mais do que o mínimo, ter com abundância, crescer... É preciso vida de santidade (ouro-pureza em tudo o que fizer), é preciso vestes de justiça (imparcialidade), e ter uma visão clara do que Deus nos mandou fazer (Como Igreja e como pastor). Medo, incredulidade, pouca oração, jejum quase nunca, desorganização, preguiça, mediocridade, qualquer coisa e qualquer jeito está bom... É mornidão! Viver na visão mais ou menos é mornidão! Mais ou menos santo e justo é mornidão. A visão? – Encontro com Deus, Escola de Servos e Células. Formar líderes, salvar vidas e cuidar dos salvos.
5º- Desobediência – Toda desobediência é pecado (IJo 5:17). O pecado abre as portas para perdas e danos, para o mal e a morte. Autoridades são colocadas por Deus para serem obedecidas – Rm 13:1-2. Amá-los, elogiá-los, dar presentes, homenageá-los... Nada disso resolve. O que resolve é sujeitar a elas como ao Senhor – Hb 13:17. Obedecer a Deus acima de tudo, mas cuidado com falsos profetas, idéias aparentemente de Deus, razões e emoções dirigindo... Porque se o Senhor te achar em rebeldia, isto é feitiçaria e o resultado é destruição, Ele falou – Ex 22:15, Lv 20:27, Ap 22:15.
III) CRESCER É NATURAL.
É tão difícil assim? Não! É simples, Ele dá a semente, o crescimento, a sementeira e a Benção, a chuva e o sol a todos...
É só aceitá-lo como Senhor, ser humilde e não inventar moda, não dar ouvidos às serpentes que rondam nosso paraíso.
DEUS TE ABENÇOE! AMO VOCÊ! MINHA INTENÇÃO É O TEU SUCESSO!
Rebanho Minguado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.