Reputação ou caráter: O que mais tem na Igreja hoje?

Por Pra. Priscila Cruz

No decorrer do Congresso de Jovens da nossa Igreja local, que teve a presença dos queridos Nívea Soares e Ricardo Robortella, que marcaram nossas vidas e ministérios, Deus começou a ministrar algo em meu coração em relação a Igreja dEle. Confesso que no momento não entendi o que o Espírito Santo estava querendo me falar, mas depois de tanto ler e reler o texto começei a ser impactada e confrontada, e os meus olhos se abriram para a revelação. Compartilho ela com vocês!

O texto é de Apocalipse 3, que fala da Igreja em Sardes. Algumas coisas me chamaram a atenção ao que Deus estava falando a essa Igreja, e sei que é o que Deus está falando á Igreja de hoje. "Eu conheço as suas obras; você tem a fama de Igreja viva e ativa, mas está morta..."

Primeiro chamo sua atenção para a diferença que existe entre reputação e caráter. Reputação fala de fama, aquilo que as pessoas acham que eu sou. Caráter é a essência real, aquilo que realmente eu sou. Deus sabia quem eles realmente eram, a fama era de uma Igreja viva e ativa, mas na verdade estava morta. Hoje temos nos preocupado muito mais com a reputação do que com o caráter, mas o que Deus valoriza não é o nosso exterior, mas sim o nosso interior. Deus não vê como vê o homem. Nós homens, damos atenção e valor a fama, o que parece, o que mostra ser, mas Deus nos conhece em nossa essência. Pode parecer crítica, mas não, é uma exortação que como Igreja precisamos receber e avaliar o que precisamos mudar.

Não falo para uma iIgreja local somente, mas também para mim e você, pessoas que formam a Igreja, a noiva de Cristo. Como o evangelho tem sido deturpado, pela manipulação de líderes gananciosos, levados ao valor ao número e quantidade, amor ao dinheiro, ao apego à fama e o reconhecimento.

Como os valores estão invertidos dentro da Igreja. Valorizamos aquilo que Deus não valoriza, e ainda passamos esse ensino á outros, que chamamos de discípulos. Realmente discípulos nossos,mas não de Cristo Jesus. O que temos feito como igreja na sociedade? O que a sociedade pensa de nós como igreja? Será que estamos cumprindo nossa missão como igreja de Cristo? Ou estamos tão preocupados com o que os outros pensam e acham , que temos construído uma reputação linda,mas por dentro um caráter deformado.

Hoje o mundo aceita e simpatiza com a Igreja. "O cristão" não sofre preconceito, pelo contrário é muito bem recebido e aceito nos grupos sociais. Até mesmo os programas e canais de televisão estão abertos e receptivos ao que chamam de "Mercado Gospel". Não que eu esteja contra isso ou não ache correto, mas tenho feito uma reflexão; O que levou a Igreja a alcançar esse lugar, essa posição? A vontade de Deus de fazer o nome Dele conhecido,ou nos tornamos tão parecidos com o mundo que não há nada tão relevante em nós que possa incomodá-los? A boa fama da igreja de Sardes não ocultou sua verdadeira natureza aos olhos do Senhor. Deus está falando de uma Igreja em paz aparentemente, mas tomada pela indiferença e apatia.

O versículo 2 começa dizendo: Esteja atento! Acorde! Sê vigilante. Encontrei essas três palavras em versões diferentes,e entendi que precisamos ter cuidado,pois o grande perigo da Igreja é começar a considerar comum aquilo que é santo. O problema da Igreja de Sardes não foi a ausência total das obras, mas sim a falta de integridade delas. No final do verso 2 diz "as suas obras estão longe de ser corretas aos olhos de Deus". É possível fazer coisas certas com motivos errados.

Deus não valoriza a quantidade de obras que fazemos, mas sim como e porque estamos fazendo. Aos olhos de Deus a perspectiva é totalmente diferente. E é isso que precisamos avaliar e buscar novamente, a aprovação de Deus. Nem sempre que homens nos aprovam, Deus está nos aprovando. A aprovação de homens não significa aprovação de Deus.

"Voltar ao que ouviu e creu no princípio..." As coisas simples, os ensinos básicos,mas fundamentais, que de tão simples que são não damos valor e ao decorrer nos esquecemos ou não priorizamos em nossas vidas. O verdadeiro Evangelho precisa ser pregado novamente! Precisamos voltar ao novo testamento. A vida e exemplo de Jesus precisa ser a tônica da igreja, dos líderes,dos ministros de adoração. Um Evangelho que não exalta homens,mas a única intenção é exaltar a Deus.

Domingo, no culto de ceia, aconteceu a apresentação do coral, que fez uma cantata somente com louvores e hinos antigos, mas com uma roupagem totalmente moderna e atualizada, que por sinal ficou linda. Durante a ministração, eu estava lá recordando e adorando a Deus com aqueles hinos que cantava quando criança,e a Presença de Deus tomava meu coração. Não só pela beleza das vozes e arranjos, mas pela grandeza das letras de cada canção. Elas não falam de bençãos e promessas para os crentes, nem tão pouco é um recado aos inimigos, mas exalta a Deus,fala de quem Ele é,de tudo que Ele criou; "Tu és Fiel", "Grandioso és Tu", "Grande é o Senhor","Porque Ele Vive", e outras tão belas e fortes como essas. Isso se encaixou perfeitamente com tudo que o Epírito Santo está me falando nesses dias em relação a Igreja...Voltar ao que ouviu e creu no princípio, esse é o segredo, isso nos fará uma Noiva Relevante. No amor de Cristo, um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.