Carta informativa do Mali

deustemfeitomali.jpg

Indo um pouco mais adiante , prostou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo não seja como eu quero, mas, sim como tu queres. Mateus 26.39 (NVI)

Aos (as) amados(as) da IPV,
Graça e Paz

O versículo acima citado, tem sido uma realidade em nossas vidas. Como foi para o Senhor Jesus este momento? No contexto deste versículo podemos perceber que o Senhor Jesus estava triste(profundamente) e angustiado. Mas, também podemos ver que fazer a vontade do Pai era sua prioridade. Sua vida era inteiramente dedicada ao Pai.

Ouvi o nosso Bispo José Elias pregando pela internet no dia 26/07. Ele ministrava sobre Jesus no Getsemani. Foi muito edificante ouvi-lo pois, um dos pontos da mensagem ou até mesmo a mensagem principal para mim foi o fato de Jesus sempre orar ao Pai, CONTUDO, TODAVIA, seja feita a TUA VONTADE. Fazer a vontade do Pai, era a prioridade dele. E que a nossa prioridade tem que ser a vontade do Pai, também. Ele ministrava, que quando não fazemos a vontade do Pai há congestionamento espirítual. Tudo fica parado. As coisas não andam. É como está no transito em SP, num carro sem ar condicionado e com uma poltrona desconfortável, na hora de pîque. Que a VONTADE do PAI, seja feita em nossa vida. Amém?

Maio, Junho, Julho/ Agosto

Durante estes 4 meses desfrutamos da abuntedante GRAÇA de Deus. Desde o mês de maio a região de Tombouctou ficou bem instável e insegura para seus habitantes, sobretudo os estrangeiros e em especial os missionários; por causa dos conflitos do exército do Mali e o grupo terrorista Al'Qaeda. Infelizmente devido aos combates muitos soldados malienses foram mortos. O presidente ordenou uma pausa nos ataques até o termino do período de chuvas (final de setembro). Porém, infelizmente não posso dizer aos irmãos que a tensão acalmou na região, mas ao contrário, se intensificou, devido as novas leis aprovadas na Assembléia Nacional dos deputados do Mali e que foram levadas para o presidente promugá-las. Estas novas leis são mais justas ao lidar com as questões dos direitos humanos, Ex: A mulher passou a ter direito a herança. Mas algumas dessas leis, vão de encontro com os principios muçulmanos ditados pelo alcorão. Este fato causou muito descontentamento na população do Mali. Levando o povo as ruas. O povo manifestou publicamente sua desaprovação. Foram tantas passeatas, reuniões e etc.. que o país estava a beira de uma guerra civil.

Em Tombouctou a questão foi mais forte ainda, visto a cidade ser o centro do islamismo para toda África do Oeste com suas 2 faculdades alcorânicas. O povo foi atiçado por uma rádio local a agir contra todos que concordassem com estas leis e principalmente contra os cristãos, poruque eles foram tidos como culpados por apoiá-las.

Enfim, os cristãos nativos de Tombouctou foram ameaçados pelos os Imans( lideres muçulmanos) pelo fato de fazerem evangelismo. Devido a tantas pressões, o presidente tomou conselhos inclusive com o líder das igrejas evangélicas no Mali, para saber o que fazer e após estas reuniões ele reenviou as Leis para a Assémbléia Nacional para que fossem lidas novamente. Graças a Deus esta decisão foi tida como sábia, e acalmou a população.

PAI,CONTUDO SEJA FEITA A SUA VONTADE!
Com um coração profunadamente triste e angustiado, queremos comunicar que juntamente com a nossa liderança do Brasil e do Niger tomamos a decisão de sairmos definitivamente de Tombouctou para trabalhar com os songhais em Niamey (Níger),e nos vilarejos vizinhos. Depois de 40 dias de muita oração, jejuns...aqui em Bamako. Entendemos ser esta, a vontade do PAI para nós neste momento. Nossa viagem está progamada para final de setembro. Se Deus quiser, no início de outubro chegaremos lá para Niamey -Niger.

Testemunho
O nosso computador teve uma pane geral...que eu cheguei até pensar que era o fim dele. Fui em pessoas bem instruídas ou melhor capacitadas para dar um jeito nele e nada. Mas, em fim, um missionário americano conseguiu fazer com que ele funcionasse. Tivemos que trocar o disco rigido, vamos ver até quando vai durar. Mas, louvado seja Deus, pelo computador está funcionando neste momento.

Imaginem, o nome desse missionário é Ennest. Ele chegou aqui na África de navio em 1954 com os pais que também eram missionários. Ele e a esposa são muito simpáticos quando olho para ele eu digo para mim mesmo: É Roberto, você está apenas começando! Aqui no Mali, ele chegou em 2002, ele teve que ser evacuado da Costa do Marfim, por causa da grande guerra civil. Estou tendo um bom tempo com ele, pois, aproveito para aprender com ele também, como enfrentar e lidar com essa situação que temos vivido em Tombouctou. Ele trabalha no sul do pais e veio para um mês aqui na capital. Acredito que foi o próprio Deus que o enviou para que nós pudessemos aprender com ele, neste momento.

Agradecimento
Queremos de todo o coração, agradecer à todos vocês, Lideres, mantenedores, intercessores e amigos por ter estado conosco,nos sustentando com as vossas orações e contribuições! Oramos e esperamos que vocês continuem conosco no ministério que o Senhor está nos confiando no Niger.

Motivo de comemoração
Neste mês de setembro temos 2 motivos de comemoração.

* Dia 7, amnhã, Telma e eu completaremos 7 anos de casados. Deus tem nos abençoado muito como família. Louvamos muito ao Senhor pelos filhos( Déborah e Djalma Joseph) que Ele nos confiou para amá-los e ensiná-los a andar em obediência à Ele. Eu amo muito a esposa que Deus meu deu e os filhos também!

* Dia 26, estaremos realizando un sonho. Receberemos nosso pasitor Djalma, aqui na África. Ele ficará uns 40 dias consco. E aproveitará para conhecer todos os trabalhos realizados entre os songhais no Niger e em Burkina Faso.

Por favor, orem pela sua entrada aqui no Mali. Pelas viagens que iremos fazer para o Niger e Burkina. Para que Deus o proteja da Malária, pois, ele chegará no final da estação de chuva. Para que ele tenha maravilhosas experiências com Deus aqui.

Motivo de Oração
Por favor orem:

* Para que o PAI, nos fortaleça para fazermos Sua vontade;
* Pela Missionária Rita Gomes que também está indo trabalhar em Dargol, um vilarejo songhai no Niger.
* Pelo Paulinho e Mirinha que estão aqui em Bamako, buscando conhecer a vontade do PAI para eles neste momento;
* Pela paz no Mali e sobretudo por Tombouctou e todo norte do país;
* Pelos cristãos no Mali, para que se engajem em oração para que as novas leis sejam promulgadas sem que haja conflitos e guerras.
* Pelo presidente Amadou Toumani Touré, por sabedoria em todas essas situações. Peça a Deus também proteção e salvação para ele e sua família.
* Por uma intervenção divina, para que os terroristas saiam do oeste africano.
* Pelos missionários do Norte maliano para que cada um possa discernir a vontade de Deus para esse tempo.
* Pelos os cristãos nativos na região de Tombouctou: Por proteção e crescimento espiritual em meio as provas.
* Pela palavra semeada que venha produzir frutos.
* Por favor, orem por mim, pois, estou resolvendo a venda de algumas coisas que temos lá por e-mail e quarta- dia 9, irei à Tombouctou para resolver todas as questões, como por exemplo. A entrega da casa, fazer o acerto com vigia ,acerto das contas etc.
* Orem também por Telma e pelas crianças. Estamos aos poucos falando com a Déborah sobre isso, coisa que tem sido muito dura para nós. Pois, nós mesmos estamos com os corações em pedaços nesse momento. Mas, Deus tem o Seu caminho na tormenta! (Na 1.3) No momento temos passado por este grande temporal, mas, sabemos que há uma benção nessa tempestade, e haverá rica frutificação no"após", amém?
* Pela nossa viagem ao Nige;
* Pela nossa adaptação no Niger.

Queridos(as), amigos(as), intercessores(as), matenedores(as) e ofertantes, nossa oração por vocês é para que vocês continuem firmes neste grande privilégio que o Senhor tem nos dado(Igreja de Crsito) de sermos proclamadores do Evangelho e que a VONTADE DO PAI, seja feita em vossas vidas!

Em Cristo, Senhor das Nações! Vossos conservos,
Missionários Roberto Carlos, Telma, Déborah e Djalma Joseph Gomes

 
E-mail: robertoetelma@hotmail.com
Para contribuição
Roberto Carlos Dos Santos Gomes
Bradesco. Ag: 0431-6 C/c: 86128-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.