Criação de Filhos



O que Deus espera de você?

Temos vivido dias difíceis. Dias onde a família tem sido atacada de uma forma terrível. O mundo diz que o casamento é uma instituição falida, criar filhos então, “só Jesus”! As crianças, assediadas por programas de TV que na maioria ensinam apenas violência, sensualidade, ódio, inveja e tantas coisas mais, têm se tornado cada vez mais desobedientes; adolescentes e jovens cada vez mais rebeldes e afrontando seus pais querendo ser donos de si, dominá-los... muitos estão perdidos, sem saber o que fazer. Mas, se Deus tem um promessa para a família, por que tanta dificuldade? Porque nos nossos dias está tão difícil?

Ao falar em PROJETO, penso em normas, coisas pré-definidas, funções estabelecidas, regras! E realmente é assim. Não existe projeto sem REGRAS, sem LEIS. A FAMÍLIA é um projeto de Deus, foi Ele quem a instituiu (Gn. 1:28) e como qualquer outro projeto, teve regras estabelecidas e funções determinadas pelo seu Arquiteto.

Falaremos aqui sobre as crianças nesse projeto de Deus.

Existem diversos textos da bíblia que falam do posicionamento das crianças, sobre obediência, submissão, respeito... alguns deles tem até promessas para elas! Mas Deus determinou algo que deve ser feito:

Pv. 22:6 – A Criança de vê ser ensinada

A palavra “INSTRUI”, no original, tem o sentido de gerar vontade, gerar prazer (conta-se que quando um bebê não queria mamar, a ama passavam um tipo de melado no seio para que o bebê desejasse se alimentar, assim, ela o instruía a mamar). A criança precisa ser ensinada, e essa responsabilidade foi entregue por Deus aos pais.

O que fazer para ensinar?

Deus é o maior exemplo de pai, e existem duas coisas básicas que Ele nos ensina acerca de ensinar os filhos.

1 – AMOR (Jo. 3:16)
Toda criança tem muitas necessidades, mas a maior delas é a de amor. A criança que se sente amada é mais segura, mais sociável, aprende com mais facilidade e o mais importante, aprende a amar. O amor é o alicerce para uma vida feliz e saudável.

Como deve ser o AMOR?

* INCONDICIONAL - (Rm. 5:8) a criança deve ser amada pelo o que ela é e não pelo o que ela faz (ou deixa de fazer). O amor verdadeiro não se baseia em atitudes (ICo. 13:4-7).

* DE MANEIRA QUE A CRIANÇA ENTENDA – Cada criança possui um modo especial e particular de perceber o amor. Basicamente, há cinco maneiras pelas quais as crianças (e mesmo os adultos) podem falar e compreender o amor. São elas: contato físico, palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentes e atitudes de serviço. O pai que ama deseja suprir as necessidades do filho e mais importantes que as necessidades físicas são as emocionais. Identifique a maneira como seu filho se sente amado e demonstre seu amor de maneira que ele entenda.

2 – DISCIPLINA (Hb. 12:6)
Tão importante quanto amor é a DISCIPLINA. Se você começar a disciplinar seu filho no segundo dia de vida, você já perdeu um dia. Segundo o dicionário, disciplina é: 1 Ensino, instrução e educação. 2 Relação de submissão de quem é ensinado, para com aquele que ensina. 3 Sujeição das atividades instintivas às refletidas. 4 Obediência à autoridade. 5 Procedimento correto. 6 Castigo. No lar, disciplina são as regras instituídas e os meios pelos quais os pais fazem com que elas aconteçam. O horário para mamar é um exemplo de disciplina que deve ser aplicada a um bebê recém nascido. Horário para brincar e estudar, obrigações em casa e correção (castigo e/ou “chinelada”) são exemplos de disciplinas que devem existir na vida de uma criança.

Existem algumas coisas acerca de disciplina que precisam ser entendidas:

* Pv 22:15 – É NECESSÁRIO – existe uma natureza de desobediência na criança, de fazer o que é errado, de não medir conseqüências e para isso não adianta pedir por favor, orar, jejuar, fazer campanha, nada. Deve-se corrigi-la. Deus nos deu a tarefa de representá-lo durante os anos formativos da criação dos filhos. Sem disciplina, a criança não entenderá um dos aspectos importantes da natureza de Deus: JUSTIÇA. Não entenderá também que existem conseqüências para o erro (pecado) e conseqüentemente sofrerá muito na vida.

* Pv. 13:24 – É PROVA DE AMOR – Agressão é extremamente diferente de disciplina. Nunca devemos disciplinar um filho com raiva, para revidar o que ele fez (atitude errada) ou para mostrar quem é que manda. A disciplina correta é sempre para o bem da criança, visando o aprendizado e o crescimento. O filho que é disciplinado corretamente sabe que os pais se preocupam com ele, querem o seu bem e se sente amado. Pv. 23:13-14 A disciplina livrará seu filho da morte.

* Pv. 29:15,17 – É MELHOR PARA VOCÊ – A criança que não é disciplinada nunca aprenderá a respeitar seus pais. Se tornarão adolescente rebeldes e mais tarde adultos insensíveis as necessidades dos pais. A criança é uma terra fértil, pronta para ser semeada. Você vai colher na adolescência os primeiros frutos do que plantou na infância. Se você perder este momento, depois é só por um milagre.

3 – ACORDO (Gn. 11:6-7/ Am.3:3)
Se houver acordo tudo fica mais fácil. Se a mãe diz "não", o pai diz "sim", e se o pai diz "não", a mãe permite. Essa disparidade é extremamente prejudicial, pois a criança se sente insegura e/ou passa a tirar vantagem da situação. Quando não consegue a aprovação da mãe para seu intento, ela busca o pai, e vice-versa. A criança passa a fazer um jogo perigoso entre os pais, colocando, tantas vezes, um contra o outro, ou chantageando a um ou outro.Por essa razão, os pais devem ter sempre, pelo menos diante dos filhos, a mesma posição. Sim, sim. Não, não.

Ambos devem amar e disciplinar. Sempre com um mesmo propósito, uma mesma linguagem. Desacordos devem ser resolvidos longe das crianças.

As crianças precisam ser direcionadas, precisam de autoridade sobre elas. Deus deu essa autoridade aos pais. Assumir essa autoridade e exercê-la depende de você. As crianças querem ser direcionadas, mas constantemente, avaliam os pais, se eles são dignos de direcioná-las. Se você não consegue controlar seu filho de 4 ou 5 anos, dificilmente o conseguirá quando ele tiver 15 ou 16.

Deus já te deu as ferramentas, as promessas, te deu o Seu Espírito só depende de você. Ame aos teus filhos como Deus ama e discipline-os com Deus disciplina. Exerça a autoridade que Deus te deu, faça o que a bíblia ensina e com certeza a sua descendência será abençoada e abençoará a todas as nações.

Pr Ev. Francisco Ernane Silva Reis
Pastor da Rede de Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.