Por: Bispo José Elias
Data da publicação: 20.02.2011
Os dedos da mão não são iguais, dizia um velho amigo, falando das diferenças entre os filhos. Numa criação, às vezes, mesmos pais, mesmo ambiente, às vezes gêmeos, gerados e nascidos dentro de um mesmo tempo e contexto, mas mesmo assim, muita diferença. Caim e Abel eram completamente diferentes! Um adorador, grato, tranqüilo, pastor de ovelhas. Tem que ser paciente para cuidar de ovelhas! Outro ciumento, violento, ingrato, inteligentíssimo mas assassino, edificou uma cidade, mas viveu debaixo de maldição. E Jacó e Esaú? Estes gêmeos deram trabalho até aos anjos! Jacó lutou com um até ser machucado, mas levou sua benção. Esaú era caçador mas não valorizava o que tinha, a primogenitura.
Vendeu-a por um prato de lentilhas. Jacó era "filhinho" da mamãe, Esaú, o "herói" do papai, Jacó lutava pelo que queria, Esaú entregava de "bandeja", Jacó lutou 14 anos por uma moça que amava, determinado, amante, estrategista até na hora de gerar ovelhas malhadas, tinha a benção de Deus, temente ao Senhor e sabia da autoridade que tinha em Deus. Esaú era aventureiro, corajoso, valente, amável, mas não se importava com as vitórias, queria é viver, já se sentia vencedor, e pronto.
A Bíblia mostra a diferença entre filhos e servos também, aqui muito mais. Embora houve servos mais chegados que filhos, servos que gozavam melhor dos bens do Senhor do que o próprio filho, e filho que se sentiu em pior situação que os empregados do Pai. Servos são empregados, trabalham por um salário, tem horário de serviço, obrigação a cumprir e direitos a reivindicar. Filhos são herdeiros de tudo, mas precisam cuidar e trabalhar mais que todos os servos, para aumentar a herança, para gozar mais ainda, para o bem da família, por amor, por gratidão e honra aos pais. Servo não tem intimidade com o Senhor, cobram seus trabalhos, não têm obrigação de amar, nem de parecer ou imitar ao patrão, não vai dar continuidade à família. Filho tem "DNA" do pai, carrega hereditariedade genética, parece com os pais em muitos sentidos, sabe que é continuidade da família, ama, respeita, honra e luta pelo bem do crescimento pois sabe que tudo é dele. O servo não fica sempre em casa, o filho de verdade é discípulo, seguidor do pai, tem suas características e ouve o pai - Jo. 8:35, 38, 41, 44.
Deus põe Seus servos para trabalhar, dá dons e talentos naturais, recompensa a cada um, honra, engrandece e dá tesouros e riqueza - Is. 45:1-3. Ciro: Médicos, Cientistas, Estadistas, Generais, Juízes etc. Aos filhos Ele dá o Seu Espírito, Sua vida, Seu DNA, tudo lhes pertence, gera, ama, ensina, corrige e reserva o céu como herança. Mas, quanta diferença! A Bíblia nos mostra pelo menos 7 tipos de filhos de Deus, mas o Pai não esconde o desejo que sejamos parecidos com Jesus - Rm. 8:29,30, Ef. 4:11-13.
Que tipo de filho você é?
Como ser mais parecido com Jesus?
O que é que se ganha com isto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.