Depois dos 40



Por Bp. José Elias

A gente fica mais seletivo, tem prioridades, respeita mais, olha mais no fundo dos olhos das pessoas, se preocupa com o que ela precisa e não com o que ela pode dar. Depois dos quarenta a gente respeita mais as regras, estaciona melhor, aprende a dizer obrigado, sabe que todos precisam de todos. Um acidente lá na China pode afetar meu emprego, minha família, minha vida... Depois dos quarenta a gente percebe que a beleza exterior é “linda”, mas é só detalhe, o que vale mesmo é o que se tem por dentro, o caráter, a sinceridade, o respeito, a humildade. O que vale não é o discurso, é a vida, são as decisões, as ações.

Tem “Miss-Universo” sem dente, enrugada, analfabeta ou... E “magrelas” e pintadas (não que eu tenha algo contra, muito pelo contrário), formadas e esculturais, maquiavélicas e fatais. Homem de terno que não vale um fio do cabelo que tem e roceiro matuto que vale milhos de vezes o que não tem. Depois dos 40 a gente vê os filhos como seguimento de nós mesmos, vemo-nos neles, descobrimos como sempre precisam de nós e fazemos tudo para ajudá-los (encaminhá-los de verdade), descobrimos que precisamos deles e que eles deveriam ser nossos melhores amigos. E a esposa? Depois dos 40 reconhecemos que ela é heroína, a mais linda, a fiel companheira que suporta todos nossos defeitos que os outros nem sonham que temos. Penso que elas também descobrem o verdadeiro “Super Homem” que luta até quase perder a saúde para dar o melhor para a família, que vai pra lá e pra cá tentando agradá-la, que deixa de lanchar pra construir ou lhe dar o anel sonhado, que esqueceu seus sonhos para viver os sonhos e desejos dela, e dos filhos, é claro. Depois dos quarenta não tem mais ciúme ridículo ou flerte barato, tem Amor verdadeiro, tem aconchego, cumplicidade,... E muito mais virilidade, não apressada e maluca, mas carinho e paixão. Não tem egoísmo nem discussão, tem conversa amiga e paixão madura, tem acordo e responsabilidade, contabilidade e aprende a poupança, a pensar e a calar, a prevenir, a cuidar da saúde, a exercitar e a deixar, a ter paciência e fartura... Que amigos são o melhor da vida e são feitos com respeito e conquistas. Que Deus é quem manda! E é nosso melhor amigo!

Muitos não chegam aos quarenta!

A pressa de enriquecer, ser grande, ficar famoso, respeitado, de ficar sabido mais que todo mundo, de ter o que ninguém ainda possuiu leva muita gente antes dos quarenta. Eu passei dos 40, graças a Deus, e estou aprendendo. Por que a gente não nasce aos 40?

Muitos não aprendem a aprender e se perdem, chegam aos 40 doidos para morrer. Outros, daí pra frente é que a desgraça toma conta, a depressão, o louco desejo de voltar no tempo, os arrependimentos, as dores do tempo sem nenhum contento, nem assento, nem gratidão, não serviu de nada a vida,... “Deus deve ter errado!”. Sabia que dá pra recomeçar? Transformar a mentalidade é claro! Rm 12:1-2. A Bíblia fala muito dos 40. Moisés, a cada 40 uma mudança! E que mudança! Deixou o Egito para pastorear em Midiã, deixou o anonimato para libertar mais de 3 milhões de pessoas da escravidão. O máximo de sofrimento para o povo de Deus era 40 açoites, 40 anos no Egito, 40 dias de jejum (Moisés, Elias, Jesus). Quarenta é tempo de mudança e de expectativa. Jesus ficou 40 dias glorificado aqui na terra, depois da ressurreição, agora, não como homem, mas com todo poder e mandou que esperassem o derramar do Espírito Santo e levassem a Salvação a todos os homens... Quer 40 mais especial?

Agora, se depois dos 40, não aprendeu nada disso,... Que pena! O que adiantou viver por 40 anos e não aprender a viver? Que pena mesmo! Pelo menos a eternidade está garantida, não? Se entregou a vida a Jesus de coração, está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.