Pastora, assuma sua posição!



Por Pra. Verônica do Valle

Começar um ministério é sempre um grande desafio, mas um desafio cheio de grandes descobertas e recompensas.

Quando comecei a pastorear, em 2009, uma pessoa teve um papel muito importante nesse desafio: meu esposo Thiago. Ele estava ao meu lado em cada momento e seu incentivo e apoio foram essenciais para que o medo fosse vencido a cada dia. Ele me incentivava a estar ao seu lado no altar, a orar pelas ovelhas que estavam sob nosso cuidado, a aconselhar, a ministrar e o mais importante: a pregar a Palavra de Deus.

O medo tem sido vencido a cada dia (de vez em quando ainda vem um pouquinho), mas eu fui assumindo a posição para a qual Deus me chamou: a de pastora!

Deus e também o Thiago me deram desafios que com a ajuda deles pude conquistá-los. Uma certa vez o Thiago precisou viajar para fazer o culto fúnebre da filha de um líder da igreja num domingo pela manhã e era dia de Santa Ceia e ele disse que eu iria ministrar a Ceia naquele dia, além de pregar. Eu perguntei a ele: “Porque você não pede o Presbítero Fulano?” E ele me respondeu: “Porque hoje no Equador nós temos presbíteros, mas e quando formos a outro lugar que não tiver?” Ele orou comigo e foi embora. E eu? Preguei, ministrei a Santa Ceia e foi uma benção! Porque Deus queria isso e foi para isso que Deus me chamou!

Hoje, eu amo fazer o que eu faço. O amor venceu o medo e não me imagino fazer outra coisa senão ser pastora!

Assumir essa posição, esse posto, é algo tão importante, mas que deve ser assumido com muito cuidado. A missão é a mesma para o casal de pastores, mas cada um tem suas “tarefas” ou atribuições nesta missão, que se completam. Precisamos saber ser a ajudadora e apoio do esposo, sem tomar a postura de cabeça, que cabe ao esposo! Saber amar, cuidar das vidas e liderar sabendo que em todo momento o líder é o nosso esposo! Mas também entender que nosso lugar não é atrás, longe, separada, assistindo... É ao lado dele!

Somos pastoras em uma igreja abençoada! A IPV crê e apoia o nosso ministério como nenhuma igreja que eu tenha conhecido. Mas, é necessário assumir essa posição!

Pastora, Deus nos chamou para ser instrumentos nas mãos d´Ele, para glória d´Ele e para que o Seu nome possa ser glorificado através das nossas vidas. Mas, é necessário que nos coloquemos de pé, que assumamos nosso posto e falemos ao Senhor: “Eis-me aqui! Usa-me Senhor”. Saber que foi chamada é tremendo, mas é preciso assumir, corresponder ao chamamento.

Assumir o chamado de Deus é decidir viver (prática) conforme Ele quer, é do jeito d’Ele. Neste tempo tenho aprendido muita coisa e sei que precisamos de atitudes simples, mas que fazem a diferença: estar ao lado do pastor, inclusive no altar, atenção nos cultos (ao pastor e a igreja), orar e ministrar sobre as vidas, estar disposta e disponível, atender, aconselhar, servir, entender que a casa (igreja) é do Senhor, mas quem cuida somos nós, limpar a igreja, se necessário, acompanhar esposo nos compromissos, respeitar e amar o esposo como nosso pastor e saber ouvir um não do esposo-pastor.

Cuidados importantes: o muito falar, exageros, querer fazer ou assumir ministério que não é nosso, saindo da direção de Deus, deixando de fazer o nosso e travando ministério de outros, por ser a pastora sentir-se superior – no Reino o maior é o menor.

Uma dica: ensinar fazendo é mais eficaz! Ser os primeiros a chegar e os últimos a sair às vezes é cansativo, mas ganha o povo. Chegar antes, orar com a Diaconia, outro dia com o Louvor ou Ministério de Crianças, outro dia receber as pessoas na porta da igreja... Participar da cantina no fim do culto, dar atenção primeiro aos visitantes, ir para a porta despedir e abençoar o povo.

Ser pastora é ser mãe espiritual, mas é ser esposa! Muita coisa precisa ser pregada, dita, é a Palavra que liberta, mas ser pastora é viver, e viver é ser exemplo! Exemplo de tudo e para todos, Deus nos chamou para isso, Seu Espírito esta em nós, nos capacita a cada dia, fala conosco, mas nós temos que assumir essa posição!

Um comentário:

  1. Benção Pastora, o Ministério de Vocês neste LUGAR, tem sido Bençãooo mesmo, Que Deus continue abençoando vocês cada dia mais, e que a Palavra de Deus venha ser multiplicada através do Ministério que Deus tem colocado em tuas mãos! Fico Feliz em saber que Deus tem feitos grandes obras neste LUGAR, Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.