Entrevista com o Bispo José Elias

Concedida ao Seminário Teológico Batista Sul Fluminense através do aluno Pedro Paulo Dornelas.

1) Qual a Visão da IPV?
Ser uma Igreja Viva - Isto é: Uma Igreja que tenha a Vida do Espirito Santo ativa e dominante, que funcione como Corpo de Cristo vivo e atuante, que cada membro encontre sua tarefa no Corpo e seja ativo e cresça a cada dia, que membros atrofiados sejam curados e que haja crescimento constante e saudável.

2) Como é feito o trabalho de Missões na IPV?
A primeira parte é a Formação de Obreiros: É feita gradativamente na teoria e na prática. Todos os Membros são estimulados a estudarem Escola de Servos para saber mais e anunciar o Evangelho em Grupos pequenos, chamados Células. Se este se torna Lider de Célula, é acompanhado por um Discipulo mais experimentado e, a medida que seu trabalho vai progredindo em salvações e formação de outros Líderes e Células, ele faz Escola Ministerial e pode Dirigir uma Congregação. Continua o Acompanhamento (Discipulado). Depois de dirigir Igrejas aqui perto, pode ser enviado a outra Cidade ou Estado. Se continua crescendo e dando fruto, então poderá ser enviado a outro Pais, outra Cultura ou um Campo Missionário propriamente.

- A segunda parte é o Campo Missionário: Missões, no nosso entendimento, é cumprir a Missão, a tarefa de pregar o Evangelho, mas Missionário, é aquele que vai a outra cultura, aquele que inicia um trabalho evangelistico onde Cristo ainda não foi pregado ou é pouco conhecido. É claro que Deus é o Senhor e, se Ele determinar diferente a gente faz, mas vimos com Paulo assim, ser Discipulado, servir perto e ser enviado para outros Campos. Outra coisa basica pra IPV é que o trabalho é formar uma Igreja de Cristo, e uma Igreja Viva, onde estiver.

3) O que ja foi feito?
Para Gloria de Deus, ja passamos de 100 Igrejas e tentamos atingir onde precisa mais. As Igrejas da Região são para dar o suporte, mas missionariamente falando atigimos o Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Goiás, Pernambuco, Espirito Santo, Minas Gerais, Amazonas (tribo), São Paulo e alguns reconditos do Rio de Janeiro. Fora do Brasil estamos em Bolivia, Argentina, Equador, Uruguai, Portugal, Espanha, Bangladesh (parceria), Niger e Turquia. Deus tem sido muito bom para conosco!

4) Qual sua perspectiva e expectativa futura?
Queremos ate final de 2012 ter uma Igreja forte em cada capital do Brasil, para entrar pelo interior, estamos trabalhando tambem para colocar mais dois casais na Africa. Missões é muito caro de fazer, espiritualmente e financeiramente, mas cremos que Deus tem nos chamado a Africa. Em outubro de 2012, vai um grupo de 10 Pastores à Africa evangelizar, orar e ver o Campo. Nossa expectativa é fazer TUDO que o Senhor determinar, então queremos estar atento ao que ele tem como terefa pra nossa Denominação e cumprir. Pensamos que tem muita coisa ainda pela frente, visto o que Ele tem feito pelo Seu imenso amor e bondade. Ele deciciu fazer um pouquinho atraves de nós, e tyem feito. Por pura Misericordia. Estamos honrados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.