Discípulo de quem? Como?



Por Pr Thiago do Valle (IPV Brasília-DF)

Bem sabemos que quando Jesus nos chama para sermos seus discípulos, seguidores, existe uma conduta a seguir, afinal, seguimos Seus passos, O temos como referencial e modelo. Ele nos aceita como somos (pecadores), mas não nos quer como estamos (no pecado). Jesus já havia feito muitos milagres (Lucas 4)e depois de uma pregação (Lucas 5) demonstra a Pedro, Tiago e João, pescadores, a consequência de viver a Palavra do Mestre. O fato, denominado como a Pesca Maravilhosa surpreendeu aqueles homens que decidiram seguir a Jesus, sendo Seus discípulos. Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador é decisão que precisa de arrependimento e reconhecimento (de quem somos e de quem Ele é). Seguir a Jesus é decisão que precisa de esforço, perseverança e amor.

Após recrutar seus discípulos (não por aparência ou habilitação), Jesus começou as instruções, a primeira grande aula de um discípulo: o Sermão dos Montes (Mateus, capítulos 5 à 7). Interessante que Jesus nunca prometeu um salário, cesta básica, plano de saúde, bolsa família, crédito na praça ou qualquer outra coisa assim, mas Ele garante algo bem maior que tudo isso.

O texto de Mateus 6: 25-34, Jesus diz que Deus cuida das aves do céu, dos lírios do campo e cuidará ainda mais daqueles que buscarem em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça. Jesus ensina que seus discípulos não devem estar ansiosos por questões materiais, pois quem busca e está no Reino, tem um REI para cuidá-lo.

Repare que o versículo 33 do contexto acima citado, diz “buscai em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas estas serão acrescentadas”. Há uma promessa de fidelidade, provisão, cuidado da parte de Deus para aqueles que buscam seu reino e sua justiça. Porém o texto de Romanos 14: 17, diz que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Mas o que é seu reino e sua justiça? O texto de 1 Coríntios 3: 16-17, diz que hoje nós somos a casa, o tabernáculo de Deus. Então buscar o reino é ter o Senhor como Rei de nossas vidas, no trono, com poder, honrado e servido por nós, acima de nossas vontades, inclusive. Mas de que forma? Conforme a sua justiça! A justiça de Deus é a vontade d’Ele, Sua Palavra, Seus preceitos, a ordem de Seu reinado em nós. A justiça d’Ele, nos torna irrepreensíveis. Viver sua justiça é alcançar o favor do Rei.

Antes de quere cumprir o IDE (a missão) é importante ser aluno bem aplicado nas classes de nosso Mestre Jesus, afinal, há uma conduta ser vivida. Ele é o Mestre, nós seus aprendizes (discípulos).

Sua Palavra é Luz (Salmo 119: 105), mas precisamos meditar nela para clarear as coisas, para não tropeçar. Precisamos conhecê-la, para não perecer (Oseias 4: 6). Ele é a Verdade e a Vida, mas nós precisamos conhecer a Verdade e praticá-la e a consequência será Vida.

Ele é Água Viva, mas nós precisamos beber essa água e ter em nós um manancial dela.
Ele é o Pão da Vida, mas nós precisamos comer esse pão.
Ele é a Porta, mas nós precisamos entrar por ela.
Ele é o Caminho, mas nós precisamos andar n’Ele.
Ele é a Videira, mas nós, os galhos, precisamos estar ligados n’Ele.
Ele é o Pastor, mas nós precisamos ser Suas ovelhas.
Ele é o Noivo, e nós sua noiva, preparada, à sua espera.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.