Liderança da mulher



Quando pensamos em uma mulher liderando e nos voltamos à Palavra de Deus que diz em I Co 14:34 que esta deve permanecer calada, ou em Ef 5:24 que diz que as mulheres devem ser em tudo submissa, podemos pensar que a há uma ordem ou impedimento para que tal liderança não aconteça, o que não é verdade.

Deus nos criou com um propósito claro e definido: o de sermos ajudadoras, o de andar ao lado, o de honrar e respeitar, o ser amada, o de cuidar, o de ganhar, o de ajuntar, e isto podemos entender vendo algumas mulheres que se destacaram na história do povo de Deus.

O que diremos então se pensarmos em Débora? Mulher de Lapidote que o próprio Deus levantou como juíza em Israel, permitindo que comandasse um exército frente a uma batalha na qual saiu vencedora. O que dizer de Ester? Jovem órfã, de um povo escravizado que se torna Rainha e conquista a liberdade de toda uma nação. O que dizer de Maria, escolhida pelo próprio Deus para gerar seu Filho Jesus? Tantas outras que ganharam destaque na Palavra de Deus, no Ministério de Jesus.

Ah! Não posso me esquecer da mulher samaritana que por ordem de Jesus sai à cidade para anunciar as verdades que Ele mesmo lhe comunicara. E por fim, o que dizer da mulher descrita em Pv. 31 aquela que acorda cedo dá tarefa as servas, que compra, que administra, que faz do seu marido um homem reconhecido. É isto, não há contradições na Bíblia!

O que nós precisamos é entender o contexto da Palavra, nos adequar a ela e não nos deixar moldar pela liderança distorcida do mundo, que está sob a influência do mal. Deus nos chamou com um propósito claro de edificar, e edificar é construir. Toda construção tem uma base, um alicerce.

Qual tem sido à base da liderança de tantas mulheres?

Entendo que Deus nos criou para sermos sábias, para buscarmos a sabedoria que vem do alto, do seu próprio Espírito Santo. O Livro de Pv. 31:10-31 descreve com clareza o propósito de Deus para todas nós: ser controladas pelo Espírito Santo e produzir frutos de honra, dignos de uma liderança que tem a benção do Pai.

Assim devemos buscar:
v.11 = ser confiável (é ser discreta);
v.12 = fazer o bem ( faz sem precisar que haja necessidade);
v.13 e 14 = que trabalha, promove o sustento (ajudadora);
v.15 = não é preguiçosa (não dorme até tarde e nem fica descansando na frente da tv);
v.17 = ser forte (não se deixa abater);
v.20 = socorre aos que lhe pedem auxílio (misericordiosa);
v.23 = faz do seu marido um homem reconhecido e estimado (que honra, respeita e valoriza);
v.28 e 29 = que seja honrada por seus filhos e maridos (compreensiva, verdadeira, amiga e íntegra).

Não podemos alcançar lugar de melhor liderança senão o de cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Se Deus nos chama para estarmos à frente de uma batalha, nos portemos como Débora, se nos chama para ser Rainha devemos agir como Ester, se nos chama para ser esposa façamos com prazer e alegria. Com certeza Deus nos tem convocado para liderar um povo, uma casa, façamos para glória do nome dEle. Assim, para termos um lugar de liderança precisamos estar na posição da obediência. Podemos sim ser conhecidas e reconhecidas, mas o nosso Deus é que deve receber toda honra glória e louvor.
Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Pra. Andreia - Caçapava14 de maio de 2012 às 13:29

    Estas palavras vieram de encontro ao meu coração, me confrontaram sim, mas, estou disposta a aprender a cada dia, e fazer mais do que tenho feito.
    Obrigada que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.