Por Bispo José Elias, 27/05/2012
Tenho certeza que é de Deus! Foi Ele quem estabeleceu isto!
Mas ramerrão sem perfuntório não funciona! Perfuntório é o que se faz para cumprir o ramerrão...
Onde estou? O que é isto meu Deus? É Congresso da Família ou congresso de palavras feias?
O português é lindo, não é? Mas tem cada palavra feia! Embora o significado seja bem conhecido, assustamos quando ouvimos.
Voltando ao nosso cotidiano, sabe o que é isto, não sabe? Pois é, então não é voltando, é continuando. Ramerrão é cotidiano, dia-a-dia, ROTINA.
ROTINA É DE DEUS OU DO DIABO? Nestes dias de tanta libertinagem, irresponsabilidade, "liberdade" que é mais rebeldia (biblicamente feitiçaria), é difícil alguém gostar de ROTINA. Mas sem rotina não tem progresso, já diz nossa bandeira, sem ordem não tem crescimento, sem rotina não tem empresa que funcione, não tem corpo que aguente, não tem nada que perdure... Nem família! E a gente quer ROTINA, embora fomos ensinados que ela é perniciosa e razão do cansaço, mas sabemos que a razão dos males e do cansaço é o pecado - Gn3. Quem não gosta de ter determinado a data das férias? O horário do micro que leva as crianças? A hora exata da consulta? Do ônibus? Quem não gosta de saber seus deveres e direitos? O que posso e não posso fazer?
Crianças precisam de ROTINA, desde quando nasceu, se não tem horário, bagunça nossas vidas. Horário de mamar, de acordar,...
Adolescentes necessitam de ROTINA, embora seja a idade das escolhas, "quero isto, não quero aquilo", se já aprendeu a escolher bem na infância, agora é a hora do teste. Mas sem ROTINA, a adolescência vira um caos e pode comprometer toda a vida, em todos os aspectos.
Jovens sem ROTINA, vira "nada". Ou melhor, se perde na infantilidade. Jovens fazem PERFUNTÓRIO.
Começou de novo? Perfuntório, nos dicionários mais antigos, perfunctório é fazer algo só para cumprir uma obrigação, mesmo que não tenha utilidade, que seja superficial. O ato de cumprir a ROTINA mesmo sem ver necessidade, mesmo sem vontade é PERFUNTÓRIO.
Se a gente não tiver determinação rápida, pronta a cumprir a ROTINA, a gente não levanta da cama, não faz caminhada, não escova os dentes, não toma banho, não estuda, não ora, não lê a Bíblia, não jejua, não beija, não abraça, não obedece prontamente, não sorri, não dirige, não vai à Igreja, não ceia, não adora, não pede perdão, não diz muito obrigado, não para no sinal, nem na faixa, não visita, não lidera célula, não cresce, não tem amigos nem relacionamentos...
Quem não quer ROTINA não quer viver!
Não é viver pela ROTINA é fazer ROTINA para viver melhor. Não é ser legalista ou religioso, é ser disciplinado quanto ao tempo e o espaço que tem, é física, é vida na terra, é REATIVIDADE, é soberania de Deus e responsabilidade humana.
Deus tem ROTINA!
No céu tem ROTINA!
Homens de Deus tinham ROTINA!
Se a mulher não tiver ROTINA, é tola, vai destruir o lar – Pv 14:1 x 9:13.
Se o homem não tiver, será uma folha seca levada pelo vento, sem rumo e sem esperança. ROTINA É DE DEUS!
Ramerrão é de Deus ou do diabo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.