Proteja seu filho



Desenhos como Pokémon podem deixar a criança agressiva

Revista VEJA - 6 de março de 2009

Aparentemente inofensivos, desenhos animados como Scooby-Doo e Pokémon podem tornar crianças agressivas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado na revista especializada em Psicologia Journal of Applied Development Psychology.

Os psicólogos interrogaram 95 meninas de 10 e 11 anos sobre seus programas de TV favoritos, cujos conteúdos foram classificados como violento e de agressão verbal e indireta. Na programação, apareceram seriados como Lost, Buffy, a Caça-Vampiros e American Idol e desenhos como Scooby-Doo e Pokémon.

Para a surpresa de muitos, a produção voltada especialmente para crianças de até 7 anos de idade continha os mais altos níveis de violência. Nela, foram registrados 26 atos de agressão por hora, contra cinco em programas dirigidos ao público geral e 9 nos considerados impróprios para menores de 14 anos.

De acordo com os pesquisadores, as crianças associam os personagens de desenhos como atores de verdade e imitam na escola as agressões verbais vistas na TV. "Além do mais", disseram os cientistas, "os efeitos da agressão física televisionada se mostraram extensos, a tal ponto de serem associados a comportamentos negativos entre meninas". Entre as más-condutas observadas, estava a tendência de excluir outras crianças de grupos de amizade.

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6 - Bíblia NVI)

“Os filhos de HOJE é que determinam o FUTURO da sociedade!”

Hoje, os meios de comunicação tem uma influência muito grande sobre a sociedade, principalmente sobre as crianças. Sabendo que os nossos filhos são o futuro da sociedade, podemos contribuir na construção do caráter deles e na formação de uma sociedade futura melhor.

Pr Eddy
Igreja Presbiteriana Viva em Pinheiral
Uma Igreja Que Ama Você!

Um comentário:

  1. ...é muito importante este alerta, temos que estar atentos, pois, sorrateiramente muitas crianças, vem sendo contaminadas por estes programas maléficos. Quero acrescentar que os pais não deveríam dar de presente, bonecos que portam armas ou mesmo armas, pois creio que isto influência negativamente as nossas crianças. Cuidemos da nossa geração futura!
    Tenho um filho de cinco anos e desde os dois anos, ele brinca com joguinhos no computador, sempre com a nossa orientação. Algumas vezes, quando existe dúvida, antes de abrir determinados jogos, ele me chama e pergunta: "Mãe, este joguinho é de Deus?" Daí eu percebo, o quanto a prevenção é valiosa!
    ...Deus nos ajude, a termos filhos abençoados e que façam a diferença neste mundo tão contaminado! Deus te abençoe Pastor Eddy.
    Sua irmã em Cristo, Edna Araújo de Sampa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário e interaja com o nosso blog.